O Departamento de Estado dos EUA retomou o processo de análise para vistos de estudante, que estava suspenso, e implantou uma nova exigência: todos os candidatos deverão permitir o acesso público aos seus perfis em redes sociais para avaliação pelo governo americano.
Essa medida tem como objetivo identificar conteúdos que possam ser considerados hostis aos Estados Unidos, seu governo, cultura, instituições ou princípios. Quem recusar o acesso às redes sociais pode ter o pedido de visto negado, pois a recusa pode indicar tentativa de ocultar informações.
O processo de visto para estudantes já havia sido suspenso anteriormente durante a gestão Trump, que revisava as regras para ampliar a fiscalização das atividades online dos candidatos.
Com a retomada das entrevistas nos consulados, estudantes do mundo todo aguardam para regularizar seus documentos, indispensáveis para planejamento de viagem, moradia e início das aulas.
Vale lembrar que o governo americano também reforçou os critérios para revogar a permissão de estudo, podendo cancelar o status legal de estudantes que apresentem irregularidades, incluindo infrações menores.
Sensação
Vento
Umidade