E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Cultura/Equestre

Feira de Santana é reconhecida oficialmente como capital das cavalgadas com nova lei sancionada

Prefeito sanciona lei que oficializa calendário equestre em Feira

19/06/2025 08h25
Por: Diário da Feira
Fonte: Secom/Prefeitura de Feira de Santana
Foto: ACM
Foto: ACM

Feira de Santana passa agora a ser reconhecida como a capital das cavalgadas. A oficialização ocorreu nesta quarta-feira (18), com a sanção da Lei nº 4.296/2025, assinada pelo prefeito José Ronaldo em cerimônia no Paço Municipal Maria Quitéria. A legislação institui o Calendário Oficial de Festejos e Comemorações Equestres no município, abrangendo atividades durante praticamente todo o ano.

A nova lei, proposta pelo vereador Jurandy Carvalho e aprovada pela Câmara Municipal, estabelece uma programação regular de eventos equestres em todos os distritos de Feira de Santana e também na área urbana. Apenas o mês de janeiro ficou fora do calendário, que visa fomentar a cultura, valorizar as tradições rurais e impulsionar a economia local.

Durante o ato de sanção, o prefeito destacou a importância dos esportes equestres na identidade de Feira. “Essa lei reforça o nosso compromisso com a cultura popular e com a geração de empregos e renda, especialmente nas comunidades rurais”, afirmou José Ronaldo, ao anunciar a imediata publicação da medida no Diário Oficial do Município.

Segundo o vereador Jurandy Carvalho, Feira de Santana já abriga uma intensa agenda de cavalgadas aos finais de semana, sendo essa a principal forma de lazer em diversas localidades do interior. “Temos o segundo maior rebanho equestre do Brasil e mais de 280 baias apenas na zona urbana, o que garante cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos”, pontuou.

Participantes e organizadores de eventos comemoraram a iniciativa. Para Mário Vitório, conhecido como Mário do Gás, as cavalgadas vão além do esporte. “São manifestações culturais que aquecem o comércio e unem a população.” Jorge Luiz Souza Damasceno, responsável pela Cavalgada da Comunidade Linda Vista, também celebrou o apoio institucional. “Com o suporte da Prefeitura, o esporte equestre vai crescer ainda mais”, destacou.

Além das cavalgadas, o município sedia outras modalidades, como corridas de cavalos, realizadas tradicionalmente em outubro no bairro Pedra Ferrada, e competições de argolinha, que atraem competidores de vários estados.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários