Na manhã desta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação com todos os gestores da rede municipal de ensino, com foco no Censo Escolar 2025. O encontro teve como finalidade principal orientar os diretores sobre atualizações e novas exigências do sistema, reforçando o compromisso com a qualidade e a fidelidade das informações educacionais.
O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, destacou a importância da participação ativa dos gestores em todas as etapas do processo censitário. Para ele, o envolvimento das escolas é essencial para que os dados enviados reflitam com precisão a realidade local, assegurando os direitos dos estudantes e os recursos necessários para o fortalecimento da educação pública.
A capacitação foi conduzida por Lênio Lins, chefe da Divisão de Informações Educacionais (DIE), que explicou a relevância do encontro. Segundo ele, a formação é um momento estratégico para sanar dúvidas, esclarecer mudanças no sistema e garantir a atualização correta dos dados. “A atualização cadastral vai desde o perfil dos estudantes até informações sobre a infraestrutura das unidades escolares e a formação dos diretores”, explicou.
Entre as novidades do Censo Escolar 2025 estão os novos campos de preenchimento obrigatório, como a identificação detalhada de estudantes indígenas — com especificação de etnia —, além de dados sobre alunos com transtornos do desenvolvimento. Essas exigências já estão integradas ao Sistema de Educação do município e requerem atenção especial das equipes escolares.
Lênio também lembrou que as informações repassadas ao Censo têm impacto direto na alocação de recursos federais. “Esses dados influenciam diretamente no cálculo dos repasses e no acesso a programas como o PDDE e o PAR, que oferecem suporte financeiro para infraestrutura, acessibilidade e equipamentos escolares”, afirmou.
A formação reforçou o papel estratégico da gestão escolar na coleta de dados precisos, que subsidiam políticas públicas e garantem o desenvolvimento de ações que atendem às reais necessidades dos estudantes e das unidades escolares.
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