E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Aposentados/INSS

Aposentados podem consultar respostas sobre cobranças em agências dos Correios

Opção disponível para quem já questionou os descontos

16/06/2025 13h50
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Basil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas que contestaram descontos de mensalidades associativas em seus benefícios previdenciários já podem conferir as respostas das associações e sindicatos diretamente nas agências dos Correios. Essas cobranças, autorizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), têm gerado questionamentos entre os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social.

O atendimento presencial nas agências é uma opção para quem não conseguiu ou prefere não usar o aplicativo Meu INSS, onde as respostas começaram a ser disponibilizadas no dia 9. Nas unidades dos Correios, além de acompanhar os resultados das contestações, os beneficiários podem verificar descontos realizados, apresentar novas contestações, analisar documentos enviados pelas entidades e receber orientações para continuar acompanhando o caso pelo telefone 135 ou pelo próprio aplicativo.

As associações e sindicatos têm até 15 dias úteis para responder às contestações enviadas pelo INSS. Caso não apresentem comprovação da autorização dos descontos, o INSS iniciará processo para que as entidades devolvam os valores descontados de forma indevida, sem que o beneficiário precise tomar outras providências além de acompanhar o processo.

Quando as associações responderem dentro do prazo, alegando possuir documentos que comprovem a autorização ou decisões judiciais que embasam a cobrança, o aposentado ou pensionista terá até 30 dias para concordar ou discordar das alegações, podendo manifestar sua posição pelo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

Para ter acesso completo às respostas e documentos, o beneficiário deve utilizar o aplicativo ou comparecer pessoalmente a uma agência habilitada, pois pelo telefone não é possível visualizar a documentação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários