
O Governo da Bahia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), abriu nesta segunda-feira (16) 12 mil vagas para emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação faz parte dos programas "CNH da Gente" e "CNH na Escola", com foco na promoção de inclusão social e ampliação do acesso à mobilidade no estado.
As oportunidades contemplam desde a primeira habilitação até a mudança ou adição de categoria, sem qualquer custo para os beneficiários. As inscrições vão até 30 de junho, exclusivamente pelo site oficial ba.gov.br.
Para concorrer a uma das vagas, é necessário:
Ser maior de 18 anos (com exceção dos estudantes que iniciarão a formação teórica com 17 anos)
Saber ler e escrever
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Residir no estado da Bahia
As 12 mil vagas estão divididas entre diferentes públicos prioritários:
2.000 vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual (sem faixa etária definida)
5.000 vagas para estudantes com mais de 18 anos da Rede Estadual, inscritos no programa Bolsa Presença e no CadÚnico
1.000 vagas para jovens de 18 a 29 anos do programa Bahia pela Paz, em comunidades de Salvador e Feira de Santana
50 vagas para famílias afetadas pela explosão em Santo Antônio de Jesus, inscritas no CadÚnico
3.950 vagas para adultos de baixa renda, também cadastrados no CadÚnico
CNH na Escola: Voltado a alunos da rede pública estadual, incluindo o ensino médio, técnico e profissionalizante. As aulas teóricas serão realizadas no ambiente escolar, com 34 vagas para cada uma das 59 escolas participantes (exceto Riacho de Santana, que terá 28).
CNH da Gente: Focado em jovens e adultos inscritos no CadÚnico. Oferece gratuitamente o curso completo de formação de condutores nas categorias A (moto) ou B (carro).
A seleção será feita com base nos critérios estabelecidos em edital, a ser publicado no dia 4 de junho, com detalhes sobre etapas, documentação e resultados.
A ação é resultado de uma parceria entre o Detran e as secretarias estaduais da Educação (SEC), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O objetivo é ampliar o acesso à CNH como instrumento de inclusão social, geração de oportunidades e melhoria da mobilidade urbana.
Sensação
Vento
Umidade




