Feira de Santana conquistou, nesta terça-feira (10), o Selo de Transparência nos Festejos Juninos, concedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A certificação foi entregue ao prefeito José Ronaldo de Carvalho, em Salvador, e reconhece o compromisso da gestão municipal com a transparência na aplicação dos recursos públicos utilizados para a realização do São João 2025.
O selo confirma que a Prefeitura de Feira de Santana seguiu rigorosamente as exigências legais na contratação de atrações artísticas, garantindo clareza nas informações e responsabilidade fiscal. “Receber esse selo é uma honra. Ele representa o nosso zelo com o dinheiro público e o respeito com os cidadãos feirenses. O São João é uma festa tradicional, que deve ser feita com alegria, mas também com seriedade e compromisso”, afirmou o prefeito.
Os festejos, que compõem o tradicional Arraiá de Feira, acontecerão nos distritos de São José, Humildes, Jaíba, Tiquaruçu, Jaguara, Morrinhos e Bonfim de Feira. As celebrações em homenagem a São João serão realizadas entre os dias 21 e 23 de junho. Já os festejos de São Pedro ocorrerão de 27 a 29 do mesmo mês.
A conquista do selo é resultado da adesão voluntária do município ao projeto do MPBA, que também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) e dos Ministérios Públicos de Contas. A iniciativa exige a divulgação pública de contratos e despesas relacionadas aos festejos, promovendo a transparência pública e fortalecendo o controle social.
Com essa certificação, Feira de Santana se destaca como referência em gestão transparente e reforça seu compromisso com a cultura popular, a legalidade e o bom uso dos recursos públicos.
Sensação
Vento
Umidade