O clima entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk, dono da Tesla e SpaceX, esquentou nesta quinta-feira (5). Trump ameaçou encerrar os subsídios e contratos governamentais com as empresas de Musk, após críticas feitas pelo bilionário ao projeto de lei orçamentária que tramita no Congresso. Em resposta, Musk acusou Trump de estar ligado a um escândalo sexual envolvendo Jeffrey Epstein.
A tensão começou quando Trump, durante reunião com o chanceler alemão Friedrich Merz na Casa Branca, declarou estar decepcionado com Musk. O presidente afirmou que o empresário já sabia do conteúdo do projeto de lei e que a relação entre ambos poderia mudar. Musk rebateu nas redes sociais, negando ter sido informado previamente e classificando Trump como ingrato, lembrando sua participação nas eleições.
Em seguida, Trump usou a rede Truth Social para ameaçar cortar bilhões em subsídios e contratos governamentais com as companhias de Musk, afirmando que já havia retirado o “Mandato dos Carros Elétricos”, política ambiental implementada no governo Biden, e que Musk “ficou louco” após a medida.
Musk respondeu acusando Trump de ter seu nome nos arquivos da investigação sobre Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual, e sugeriu que essa seria a razão para a não divulgação dos documentos.
Recentemente, Musk deixou seu cargo no Departamento de Eficiência Governamental, nomeado por Trump para reduzir gastos federais, mas seu trabalho gerou críticas por não atingir as metas prometidas. Além disso, Musk manifestou publicamente sua insatisfação com o novo pacote orçamentário defendido por Trump, aumentando a tensão entre os dois.
Sensação
Vento
Umidade