E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
LEIA

Funcionária aciona Justiça após empresa negar licença-maternidade por vínculo com bebê reborn

A trabalhadora relata ainda ter sido alvo de zombarias, escárnio e assédio moral

30/05/2025 06h54
Por: Diário da Feira
Fonte: Diário da Feira

 

Uma recepcionista de Salvador entrou com ação na Justiça do Trabalho contra a empresa onde atua após ter o pedido de licença-maternidade negado. Segundo ela, a justificativa da empresa foi de que não seria “mãe de verdade”, já que cuida de um bebê reborn — boneco hiper-realista que simula um recém-nascido e tem sido usado como objeto de vínculo afetivo.

Na ação, protocolada no dia 27 de maio, a funcionária afirma que desenvolveu um vínculo materno profundo com sua filha reborn e pede indenização de R$ 10 mil por danos morais, além do pagamento de salário-família e verbas rescisórias. A defesa argumenta que a recusa ao benefício “reduz a mulher à sua função reprodutiva” e ignora avanços na compreensão da parentalidade afetiva por parte do direito civil, da psicologia e da neurociência.

A trabalhadora relata ainda ter sido alvo de zombarias, escárnio e assédio moral. De acordo com a petição, um dos comentários feitos por representantes da empresa foi: “precisava de psiquiatra, não de benefício”.

O caso ganhou repercussão com o crescimento do movimento “mães reborn”, que reúne mulheres que cuidam desses bonecos com dedicação. Nas redes sociais, é comum encontrar vídeos com rotinas que incluem dar mamadeira, trocar roupinhas e sair para passear com os bebês. Parlamentares têm apresentado projetos que propõem a criação de políticas de acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS) para essas mulheres.

Apesar do ambiente descrito como hostil, a recepcionista seguiu trabalhando, mas sob forte sofrimento emocional, segundo a ação. O nome da profissional não foi divulgado.

*Metro1
Foto: Reprodução/Amazon

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários