E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Congresso/Nacional

Bancada da bala foca em punição e costumes, mas ignora armas em seus projetos

Grupo prioriza pautas conservadoras e visibilidade política.

26/05/2025 09h05
Por: Diário da Feira
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Um estudo do Instituto Fogo Cruzado revela que a chamada "bancada da bala" apresenta grande número de projetos de lei no Congresso, mas com foco distante do tema armamentista. Entre 2023 e 2024, os 23 parlamentares ligados ao movimento PROARMAS protocolaram 739 propostas, sendo apenas 52 (7%) relacionadas diretamente a armas e munições.

A maior parte das iniciativas trata de segurança pública, endurecimento penal e temas de forte apelo conservador, como proibição de conteúdos sobre gênero nas escolas e restrições a eventos LGBTQIA+. Segundo os pesquisadores, esse grupo prefere usar pautas sensíveis para mobilizar sua base eleitoral, em vez de buscar mudanças concretas na legislação.

Apesar da alta produção — 68% acima da média dos demais congressistas — apenas quatro projetos foram transformados em lei, nenhum deles relacionado ao armamento civil. Para os autores do estudo, os dados indicam uma atuação mais simbólica do que prática por parte desses parlamentares.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários