Feira de Santana sedia, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), o Encontro de Dirigentes da Cultura da Bahia, realizado no Centro de Convenções. O evento reúne cerca de 400 participantes, entre gestores culturais, fazedores de cultura, representantes territoriais e do Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de fomentar debates, reflexões e o planejamento estratégico para o futuro do setor cultural baiano.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, destacou a importância da escolha da cidade como sede do encontro, ressaltando seu papel como polo regional cultural e sua rica diversidade. “Feira de Santana é o local ideal para fortalecermos o diálogo e avançarmos na valorização socioeconômica e cultural da região”, afirmou.
O encontro é uma ação articulada em parceria com o Ministério da Cultura, segundo Oseas Marques, coordenador do escritório do MinC na Bahia. Ele enfatizou a necessidade de sensibilizar os gestores municipais para a adesão à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), garantindo recursos federais para investimentos culturais até 2027.
Já o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou a importância do evento para qualificar a gestão cultural no estado, destacando o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura como ferramenta fundamental para democratizar o acesso às políticas públicas.
A programação inclui mesas temáticas, fóruns, painéis integrados e momentos de formação, além de apresentações culturais, como a do grupo junino Caipiras da Mata. O evento também conta com momentos de escuta ativa junto aos representantes territoriais, buscando ampliar o diálogo e a participação dos municípios nas políticas culturais.
Sensação
Vento
Umidade