O fornecimento de água será temporariamente interrompido em Feira de Santana e mais cinco municípios da região nesta quarta-feira (14), a partir das 4h da manhã. A medida é necessária para a execução de serviços que fazem parte da obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento, conforme informou a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).
A intervenção inclui a interligação de novas tubulações e estruturas que vão compor o sistema, como um novo reservatório e um trecho adicional de rede adutora com 1.400 milímetros de diâmetro. As cidades afetadas pela suspensão são:
Feira de Santana
Conceição da Feira
São Gonçalo dos Campos
Tanquinho
Santa Bárbara
Santanópolis
Após a conclusão do trabalho, prevista para a madrugada da quinta-feira (15), a distribuição de água será retomada de forma gradual. A normalização total pode levar até 48 horas, devido à complexidade da operação e ao porte das estruturas envolvidas.
A Embasa orienta que os moradores façam o uso consciente da água e armazenem com antecedência o necessário para o período da suspensão.
As obras, iniciadas em 2021, visam ampliar a capacidade de abastecimento da região para até 2.250 litros por segundo de água tratada. Entre as melhorias estão:
Ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA)
Construção de uma Estação de Tratamento de Lodo
Novo reservatório com capacidade para 600 mil litros
Modernização das estações elevatórias
Instalação de sistema de limpeza dos filtros
De acordo com o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, a conclusão das intervenções está prevista para o segundo semestre. “Esse investimento vai permitir atender novas áreas urbanas e oferecer mais regularidade no fornecimento durante períodos de seca e altas temperaturas”, afirmou.
Com essa ampliação, cerca de 1,1 milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente, com melhorias no tratamento, distribuição e segurança hídrica da região
Sensação
Vento
Umidade