A Câmara Municipal de Feira de Santana poderá contar com quatro novas cadeiras nas próximas eleições. Um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, protocolado nesta terça-feira (6), propõe o aumento do número de vereadores de 21 para 25. A iniciativa partiu do vereador Jurandy Carvalho (PSDB) e recebeu apoio de outros parlamentares, ganhando força no Legislativo feirense.
Durante a sessão, Jurandy defendeu que a ampliação está de acordo com a Constituição Federal, que permite até 27 vereadores para cidades com mais de 600 mil habitantes — como é o caso de Feira de Santana. Para ele, o aumento das vagas reflete a necessidade de uma representação mais plural e conectada com as diversas demandas da população.
“O crescimento populacional da cidade exige que o Legislativo seja mais representativo. Com mais vereadores, conseguimos cobrir melhor as regiões e atender a diferentes segmentos da sociedade”, argumentou o autor da proposta.
Além da representatividade, Jurandy destacou que a mudança pode melhorar o desempenho da Câmara. “Com mais parlamentares, o trabalho se divide melhor, a análise de projetos pode ser mais cuidadosa e há mais espaço para ideias diversas, o que qualifica as decisões tomadas”, afirmou.
A proposta também assegura que o orçamento atual do Legislativo comporta a criação das quatro novas cadeiras, sem comprometer as finanças da Casa. Isso porque o limite orçamentário já considera o número máximo permitido pela legislação federal.
Agora, a emenda tramitará pelas comissões internas da Câmara antes de ser votada em plenário. Caso seja aprovada, a nova composição valerá já para o próximo pleito municipal.
Sensação
Vento
Umidade