E-mail

diariodafeira@hotmail.com

WhatsApp

(75) 98853-7980

MAIS BAHIA 0425
Apagão/Histórico

Apagão histórico na Espanha e Portugal deixa WhatsApp instável e faz SMS voltar a ser utilizado

Emergência nacional é declarada após apagão que afeta Espanha e Portugal

29/04/2025 08h27
Por: Diário da Feira
Fonte: G1 Mundo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na segunda-feira (28), um apagão de grandes proporções afetou a Espanha e Portugal, deixando milhares de pessoas sem energia e acesso à internet. As grandes cidades espanholas, como Madri e Barcelona, ficaram paralisadas, com falhas nos serviços essenciais e semáforos quebrados. O WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular, ficou instável, forçando os moradores a recorrerem ao SMS, que já estava em desuso, como uma forma de comunicação.

A causa do apagão ainda não foi determinada oficialmente, mas o governo espanhol atribuiu a falha a uma "forte oscilação" na rede elétrica da Europa. O governo português falou sobre a possibilidade de um fenômeno atmosférico raro chamado "vibração atmosférica induzida". O apagão também gerou interrupções nos aeroportos e nas estações de trem, afetando os transportes e causando engarrafamentos em várias áreas urbanas.

Sem acesso à internet, muitos moradores enfrentaram dificuldades para encontrar serviços básicos. Em Madri, o caos foi notório, com pessoas andando a pé pela cidade devido à paralisação do transporte público. A situação também foi difícil em Barcelona, onde a publicitária Érika Perez teve que andar até a escola das filhas para garantir que estavam bem, enquanto procurava mercados abertos para comprar alimentos.

Em relação à restauração de energia, a operadora de energia espanhola informou que algumas regiões da Espanha começaram a ter o fornecimento regularizado, mas a normalização completa ainda é esperada. O governo declarou emergência nacional, e um comitê de crise foi montado para lidar com a situação.

A operadora de telefonia Telefónica confirmou que o apagão afetou o sinal de internet da maioria dos celulares no país. A empresa está trabalhando para restaurar os serviços, mas a falta de energia continua a dificultar a normalização total.

Os sete reatores nucleares da Espanha, responsáveis pela geração de energia, foram colocados em modo seguro, com geradores de emergência em funcionamento. As autoridades espanholas e portuguesas continuam investigando a causa do incidente, enquanto o governo espanhol afirmou que está dedicando todos os recursos para resolver a situação o mais rapidamente possível.

A crise elétrica afetou não apenas a comunicação, mas também gerou problemas significativos em diversos setores da economia e da vida cotidiana, demonstrando a vulnerabilidade das infraestruturas elétricas em momentos de falhas macroscópicas. A normalização completa dos serviços poderá levar até uma semana, segundo previsões.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários