A publicitária Maria Luiza Lyra, natural de Natal (RN), passou por momentos de tensão nesta quarta-feira (23) ao presenciar um forte terremoto em Istambul, na Turquia. Com magnitude de 6,2, o tremor sacudiu diversos prédios e causou colapsos em construções mais antigas da cidade.
Recém-chegada a Istambul para uma viagem a trabalho, Maria Luiza aproveitava um passeio turístico quando sentiu o solo tremer. "Estávamos nas escadarias coloridas, um ponto turístico, quando sentimos tudo balançar. Os prédios ao redor literalmente tremiam. Alguns, mais antigos, não resistiram", contou. Assustada, ela e o grupo com quem estava correram para um parque nas proximidades, em busca de um local seguro e ao ar livre.
O terremoto, segundo o Centro de Pesquisa Alemão para Ciências Geológicas (GFZ), ocorreu a cerca de 10 km de profundidade. Logo após o abalo principal, outros três tremores secundários foram registrados, dois deles com magnitude 5.0 e um de 4.5, de acordo com o Centro Sismológico Euromediterrâneo (ESMC).
Maria Luiza também relatou ter acordado mais cedo com o som de uma árvore caindo próximo ao local onde está hospedada, sem saber que um primeiro abalo havia acontecido durante a madrugada.
Durante a entrevista com a imprensa, às 15h14 do horário local (9h14 no Brasil), outro tremor foi sentido. “Meu Deus, acabou de tremer de novo”, relatou, ainda assustada.
Ela e outras pessoas que estavam nas ruas voltaram rapidamente a buscar refúgio em espaços abertos, conforme orientações das autoridades turcas. Apesar do susto, Maria Luiza não sofreu ferimentos, mas afirmou que a experiência foi “marcante e assustadora”.
Sensação
Vento
Umidade