Diario da feira | A verdadeira noticia

Itabuna renova decreto de estado de emergência por conta da seca


Publicada em 03/12/2015 ás 18:47:38
Imagem meramente ilustrativa

 A Prefeitura de Itabuna, no Sul da Bahia, decretou na última terça-feira (2) estado de emergência, após mais de 120 dias de estiagem, principalmente nas nascentes dos rios Almada, Cachoeira e Colônia. Com a medida, a prefeitura pretende minimizar os estragos causados pela falta de chuvas e possibilitar ao município apoio junto aos Governos estadual e federal.

 
O Decreto de Situação de Emergência tem validade de 180 dias e autoriza as autoridades administrativas e agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) a buscar em propriedades privadas urbanas e rurais a captação de água para distribuir à população. Além disso, a prefeitura pode utilizar de equipamentos particulares para atendimento ao abastecimento de água às instituições e centros de saúde. 
 
Em nota, o prefeito Claudevane Leite informou que a estiagem vem provocando danos que influenciam diretamente a coleta, o tratamento e a distribuição de água potável para a população. “Sem falar no comprometimento da normalidade do funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais como hospitais, escolas, creches e clínicas médicas.”
 
Segundo o prefeito, foram adotadas todas as medidas possíveis para manter o funcionamento dos serviços essenciais, como creches, escolas, unidades de saúde e abastecimento de água para a população. O decreto vai possibilitar mais rapidez na chegada de ajuda do Estado e da União para custear alguns serviços essenciais. 
 
Também de acordo com a nota, o coordenador da COMDEC, Roberto Avelino, informou que o Formulário de informações do Desastre (Fide) será enviado até o próximo final de semana ao Ministério da Integração Nacional. “Esperamos que o Decreto seja logo reconhecido porque a situação é preocupante. Vamos precisar alugar mais carros-pipas e, provavelmente, comprar caixas d´água para garantir o abastecimento da população”, esclareceu.
 
Sem previsão de chuva
Conforme o coordenador da COMDEC, não há previsão de um volume maior de chuva para os próximos 30 dias. "Pode até ser que chova forte, mas isso não está na previsão dos institutos governamentais que estudam e acompanham as condições climáticas. Por isso, estamos precisando de toda a ajuda possível nesse momento de seca que atinge todo o sul da Bahia”, finaliza.
 
Ainda segundo Avelino, atualmente é necessário que chova pelo menos 40 milímetros no período de 24 horas nas nascentes dos rios, para que o abastecimento de água possa ser normalizado.
 
Fonte Correio da Bahia

 

Por Diário da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803