Diario da feira | A verdadeira noticia

Greve terminou com vitória do movimento, avalia ADUFS


Publicada em 07/08/2015 ás 18:46:55
Daniela Oliveira

 A greve dos docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) chegou ao fim após 86 dias, mediante um acordo entre a categoria e o Governo do Estado. Para o professor Elson Moura, diretor da ADUFS, a avaliação do movimento é positiva.

Segundo o professor, houve a assinatura de um acordo reduzindo o contingenciamento no orçamento para as universidades, além de ter obtido conquistas trabalhistas. “Conseguimos fazer todas as promoções pendentes dos professores e as represadas na universidade, sendo esta uma grande conquista, também para que até em 60 dias encaminhe à Assembleia Legislativa da Bahia, com regime de urgência, a revogação da Lei 7176 que tira a autonomia das universidades”, informou.

O coordenador da ADUFS acredita que o apoio dos alunos foi muito importante. “O apoio dos estudantes foi bastante importante, especialmente porque eles entenderam que apesar da legitimidade da pauta salarial, colocamos como posição primordial a questão do orçamento. A pauta de defesa da universidade pública, e os estudantes de forma muito madura entenderam, até porque o que estava sendo discutido era um projeto de universidade contra o sucateamento da universidade pública”, afirmou Elson.

Quanto à questão de corte salarial, a categoria não enfrentou essa dificuldade. “A greve não foi considerada ilegal e só no último mês que o Governo lançou uma nota informando que cortaria o salário dos professores, mas motivado por nossa força, retroagiram e não houve corte salarial”, explicou.

Sobre o novo calendário de reposição das aulas, uma reunião com a reitoria da UEFS está agendada para a próxima sexta-feira (14). “Os dias suspensos de aula serão totalmente repostos, com um calendário diferente e isso será discutido no dia 14 de agosto. O compromisso do sindicato é cobrar que todos os dias sejam repostos”,

No dia 13 de outubro um novo encontro entre docentes das universidades e o Governo do Estado está agendado para discutir a pauta que ficou por discutir.

As informações são do repórter Diário da Feira/ Por Daniela Oliveira

 

Por Diário da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803