Diario da feira | A verdadeira noticia

Em defesa de direitos, Sessão Solene Comemora Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Publicada em 07/12/2017 ás 13:51:44

Celebrado no dia 03 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi comemorado na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (07), em Sessão Solene. A iniciativa partiu do vereador Roberto Tourinho (PV).

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro (PSDB); pelo deputado estadual Ângelo Almeida; a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Maria Gorete Cerqueira Pinheiro; a presidente da Associação Mãos que Sonham, Auricéia Moreira e o presidente da Cromossomos 21, Hamilton Figueredo.

“Quero aqui dizer da minha alegria, da minha satisfação de fazer parte de uma Casa Legislativa, que traz na sua história, traz na sua essência o compromisso da luta, da defesa das pessoas com deficiência. A Câmara de Vereadores busca em todo momento reconhecer, aprovar, discutir problemas referente a pessoa com deficiência”, externou o autor do requerimento da Sessão Solene, Roberto Tourinho, que também destacou diversos projetos criados na Casa, que são voltados para as pessoas especiais.   

A presidente da Associação Mãos que Falam, Aucicéia Moreira, parabenizou a Casa pela realização da homenagem e agradeceu a aprovação do projeto de lei que torna a Associação de Utilidade Pública. Auricéia lamentou as dificuldades ainda enfrentadas pelas pessoas com deficiência, em especial os surdos.

“Por diversas vezes, fiz uso da tribuna da Casa da Cidadania para criticar e cobrar a criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Hoje quero agradecer aos vereadores que indicaram verbas de subvenção”, comentou Hamilton Figueiredo, presidente da Cromossomos 21, lembrando que a verba no valor de R$126mil foi utilizada para a construção da sede da instituição.

O deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) lembrou a necessidade de insistir e investir em políticas públicas, pontuando que 23% da população brasileira, aproximadamente 45milhões de brasileiros são portadores de deficiência, o que ele considera “muita gente para o pouco que existe de políticas públicas”.

Participação

Além do vereador Roberto Tourinho, estiveram presentes os vereadores Cadmiel Pereira (PSC), Isaías de Diogo (PSC) e o presidente da Casa. O fato foi lembrado pela presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Maria Gorete Cerqueira Pinheiro.

“Fiquei triste hoje, porque eu estou vendo que quando a gente se mira no espelho a gente reflete a imagem nossa. Se as pessoas com deficiência e as instituições que nós passamos quase um mês convidando para participar dessa sessão não se fizeram presente, isso é um reflexo do que nós vemos deste outro lado, com as presenças de entre 21 parlamentares, apenas cinco presentes. Lamento, mas digo para vocês que se nós cruzarmos os braços a gente não consegue nada”, comentou. 

 

Por Vitória Maria/Diário da feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803