Diario da feira | A verdadeira noticia

Contra projeto que criminaliza o aborto até em caso de gravidez resultante de estupro, mulheres protestam em SP


Publicada em 13/11/2017 ás 23:11:58

 Um grupo de mulheres protestou na noite desta segunda-feira (13) em São Paulo contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 181, que pretende criminalizar todos os casos de aborto no Brasil, inclusive quando a gravidez é resultante de estupro.

O ato começou no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e seguiu por vias do Centro de São Paulo, até a Praça Roosevelt. A Polícia Militar (PM) não informou estimativa de público.

Por volta das 21h, o grupo que protestava já havia liberado a Avenida Paulista, segundo informações da CET. A manifestação seguia pela Rua da Consolação, em direção à Praça Roosevelt, com interdição total da via no sentido Centro. Às 21h15, o grupo já havia chegado na praça, segundo a Polícia Militar, e o ato seguia pacífico.

Na quarta-feira (8), uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, por 18 votos a 1, o texto-base da proposta, que inclui na Constituição a garantia do direito à vida "desde a concepção".

Com a aprovação do texto-base, os deputados da comissão passarão a analisar, no próximo dia 21, sete destaques que podem alterar o conteúdo da proposta.

Durante a sessão, deputados contrários ao projeto argumentaram que a medida pode levar a questionamentos judiciais, porque o Código Penal permite a interrupção da gravidez em casos de estupro e quando houver risco para a vida da mulher.

"Não vai passar"

Na sexta-feira (10), depois que a aprovação ganhou repercussão na imprensa e nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, escreveu em sua página do Facebook que a proibição "não vai passar". "Proibir aborto no caso de estupro não vai passar na Câmara", disse Maia.

Questionado por jornalistas sobre o assunto, ele disse que é preciso analisar juridicamente a redação final do projeto que for aprovado na comissão. "Nós vamos ouvir alguns juristas para que, se chegar ao plenário, ele [o projeto] chegue com tudo esclarecido e que em hipótese nenhuma essa questão não tenha nenhum tipo de vedação", afirmou.

 

Por Diário da Feira/G1
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803