Diario da feira | A verdadeira noticia

Salvador tem 15 praias impróprias para o banho no fim de semana; Salvamar alerta banhistas sobre mar agitado


Publicada em 20/10/2017 ás 19:10:25
(Foto: Egi Santana/ G1)
Praia do Farol da Barra está entre as que devem ser evitadas durante o fim de semana

 Quinze praias de Salvador estão impróprias para o banho durante o próximo final de semana - sábado (21) e domingo (22) -, de acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). [Confira a lista completa no final da matéria]

De acordo com o órgão, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Cuidados

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) emitiu alerta nesta sexta-feira para as condições de banho no mar em Salvador durante o final de semana, por conta do mau tempo. A estimativa do órgão é de que a costa marítima tenha ondas de médio a grande porte, com até dois metros de altura. O Salvamar pede atenção aos banhistas.

O clima instável deve continuar pelos próximos dias, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec). A previsão é de tempo parcialmente nublado e nebulosidade variável, com chance de 30% de chuva, para esta sexta e para o sábado. O tempo deve melhorar domingo e as temperaturas deverão variar entre 21°C e 30°C.

De acordo com o órgão, para manter a diversão e o banho de mar com segurança, é preciso evitar ingestão de bebidas alcoólicas e e de comida de difícil digestão, não se distanciar da costa, mantendo a água até a linha da cintura, respeitar as sinalizações na praia que apontem lugares de perigo e buscar praias que tenham guarda-vidas.

O órgão atua com 264 colaboradores que cobrem uma área que vai da praia de Jardim de Alah até a de Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos. Outra recomendação da Salvamar é que pais e/ou responsáveis identifiquem as crianças com fitinhas e não deixem que elas se afastem do campo de visão, para evitar que se percam.

Praias que devem ser evitadas:

- São Tomé de Paripe
- Periperi
- Penha
- Bogari
- Bonfim
- Pedra Furada
- Boa Viagem
- Canta Galo
- Farol da Barra (próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica)
- Rio Vermelho (próximo a escada de acesso à praia, em frente à igreja de Nossa Senhora de Santana)
- Buracão
- Amaralina (No fundo da Escola Cupertino de Lacerda, em frente do painel do artista plástico Bel Borba)
- Pituba
- Armação
- Boca do Rio

 

 

Por Diario da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803