Diario da feira | A verdadeira noticia

Projeto Setembro Lilás chama atenção para doenças reumáticas


Publicada em 09/09/2017 ás 12:33:15
Diário da Feira
A reumatologita Mônica Martinelli em atendimento durante ação social

 Com o objetivo de chamar atenção para as doenças reumáticas o Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático (NUCLEAR) está promovendo durante todo o dia de hoje uma ação social com atendimento médico, odontológico, fisioterapêuticos e jurídicos para os portadores e seus familiares.

O evento, que acontece no estacionamento da Prefeitura Municipal até às 16 horas, faz parte do Setembro Lilás que será marcado por várias atividades destinadas a esclarecer, orientar e prevenir este tipo de doença.

 “As doenças reumáticas são bastante frequentes, perdendo apenas para as cardiovasculares e estes pacientes muitas vezes sofrem com o preconceito por parte de familiares, amigos e colegas de trabalho, por isto a importância de esclarecermos a gravidade destas doenças”, afirmou a reumatologista Mônica Martinelli, idealizadora do projeto.

Ela destaca que a questão emocional é de extrema importância, pois na maioria dos casos os pacientes desenvolvem as doenças quando passam por fortes emoções, a exemplo de separação conjugal, um forte estresse, ou até mesmo uma situação de preconceito.

 “Estes pacientes muitas vezes não tem conhecimento da doença e ao passar por uma situação de forte emoção acabam por aflorar a doença. Tive uma paciente que descobriu que tinha fibromialgia após passar por uma situação de extremo estresse no trabalho”, conta.

Na área jurídica o advogado Jandilson Santana estava dando orientação sobre os direitos que os portadores de doenças reumáticas possuem em relação a benefícios sociais e trabalhistas.

“Estamos aqui passando orientações de como estas pessoas podem se aposentar precocemente, já que muitas são cometidas pela doença ainda jovens e ficam impossibilitadas de exercerem suas atividades. Além de estarmos dando assessoria em outras áreas que os pacientes necessitem”, explicou.

Até o final da manhã cerca de 50 atendimentos foram realizados no local e a expectativa é que até o final do atendimento este número seja bem maior. “Este número já superou as expectativas e acredito que no período da tarde outras pessoas venham conhecer e se beneficiar destes serviços”, frisou Mônica Martinelli.   

 

Por Diario da Feira
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803