Diario da feira | A verdadeira noticia

Mobilidade sustentável: soluções de transporte e políticas integradas


Publicada em 21/03/2017 ás 16:22:13
Foto: Secom
Vários especialistas do Brasil e do mundo participaram do evento

Pensar a mobilidade de forma integrada foi assunto defendido pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Juan Moreno, durante o Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na manhã desta terça-feira, 21. Ao dar inicio a sua palestra, ele destacou que Feira de Santana dá um importante passo, considerando “o momento histórico” para o município.

“Devemos pensar de forma integrada as políticas de transporte, circulação e desenvolvimento urbano visando proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando o modo de transporte coletivo e não motorizado de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”, afirmou.

O evento foi promovido pela Pirelli e a Prefeitura de Feira de Santana, através de parceria do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Concul for Sustainable Develpment). Este foi o primeiro passo para a elaboração do plano de mobilidade urbana e sustentável que será desenvolvido no município.

Ainda de acordo com Juan Moreno, entre as estratégias para atingir os objetivos de mobilidade sustentável destacam-se: reduzir o uso do automóvel, incentivar os modais alternativos e melhorar a maneira como a rede viária é utilizada e operada. “O plano de mobilidade é um processo integrado, mais humano e econômico”, observou.

Ao dar continuidade ao ciclo de palestras, o supervisor de Engenharia da Renault, Carlos Briselli, levou para o evento soluções de transporte e tecnologia para a mobilidade sustentável, apresentando como a mais nova tendência no mercado automotivo os veículos elétricos e conectados.

O diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD do Brasil, Adalberto Maluf, cuja empresa é a maior produtora mundial de baterias recarregáveis, assegurou que “não existem soluções para a mobilidade urbana pensando o transporte de forma individual”. Ele também afirmou que “os veículos elétricos são uma tendência nos próximos anos”.

Por fim, a gerente de Sustentabilidade da SIEMENS, Márcia Sakamoto, transcorreu sobre mobilidade e cidades inteligentes. “Defendo uma mobilidade eficiente e eletrificada”.

As palestras foram prestigiadas pelo prefeito José Ronaldo, vice-prefeito Colbert Martins, secretários municipais, por executivos como o vice-diretor de Sustentabilidade da Pirelli, Fillippo Bettini, o diretor Institucional da Pirelli/Brasil, Mário Batista, o diretor - presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Stephan Herbst, e profissionais da imprensa.    

 

 

Por Diário da Feira/Secom
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803