Diario da feira | A verdadeira noticia

Manifestação contra violência policial termina com distúrbios em Paris


Publicada em 23/02/2017 ás 14:26:47
(Foto: GEOFFROY VAN DER HASSELT/AFP)
Manifestação contra violência policial terminou com distúrbios em Paris

Uma manifestação estudantil em Paris contra a violência policial, motivada pela agressão contra um jovem negro na periferia norte da capital no início deste mês, acabou nesta quinta-feira (23) em enfrentamentos. A polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os jovens.

Cerca de mil estudantes se manifestaram sem autorização na Place de la Nation (Praça da Nação, em português) na capital francesa, após a convocação de várias associações para que não comparecessem às aulas.

Antes, os manifestantes tinham impedido a entrada dos alunos em algumas escolas da capital, cujas portas ficaram bloqueadas por lixeiras empilhadas.

O protesto começou de forma pacífica em um primeiro momento, mas as autoridades mobilizaram um grande dispositivo da tropa de choque.

Um grupo de jovens, encapuzados e vestidos com roupas pretas, começou a fazer pichações, a quebrar algumas vitrines da praça e a lançar objetos contra os policiais, que responderam com gás lacrimogêneo.

Os manifestantes levavam cartazes e bandeiras com palavras de ordem contra a polícia e pediam "vingança" pela agressão sofrida por Théo Luhaka, que foi torturado após ser detido no último dia 2 em Aulnay-sous-Bois e teve que ser operado com uma lesão no canal anal.

O jovem negro de 22 anos disse que um dos agentes o violentou com seu cassetete, o que causou a lesão.

A Justiça francesa abriu uma investigação e indiciou os quatro policiais que participaram da operação por atos violentos e um deles por estupro.

A notícia provocou grande repercussão na periferia de Paris, onde ocorreram nas noites seguintes enfrentamentos com a polícia, e depredações, com carros sendo incendiados.

O governo teme por uma nova onda de violência e depredação, como aconteceu em 2005, quando as autoridades foram obrigadas a decretar o toque de recolher.

Em plena campanha para as eleições presidenciais de abril, a candidata de extrema-direita Marine le Pen, favorita para o primeiro turno, acusou o Executivo de ser brando demais com os manifestantes e de não defender os policiais.

 

Por Diário da Feira/G1
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803