Diario da feira | A verdadeira noticia

Multicampeão com o Flamengo, José Neto sonha com seleção: "Quem não?"


Publicada em 17/02/2017 ás 10:34:34
(Foto: João Pires/LNB)
José Neto está no Flamengo desde 2012 e tem quatro títulos do NBB no currículo

A boa campanha pelo Joinville, na temporada 2011/12 do Novo Basquete Brasil, credenciou José Neto ao cargo de técnico do Flamengo. Começava ali a trajetória que desde então trouxe ao Rubro-Negro quatro títulos seguidos do NBB, hegemonia que ele quer manter em 2017. Maior vencedor do principal torneio de basquete do país, o técnico tem de seleção brasileira um tempo ainda maior. Desde 2004 trabalhando com as equipes do Brasil, foi o treinador principal no sub-15, sub-17 e sub-18, e chegou a dirigir o adulto em alguns torneios como auxiliar técnico do argentino Rubén Magnano.

Com a saída do antigo comandante após a campanha na Rio 2016, a seleção brasileira está sem técnico desde então. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) elege o seu novo presidente no próximo dia 10 de março, em Assembleia Geral na sede do COB, no Rio de Janeiro. Candidatos, Amarildo Rosa e Guy Peixoto confessaram ao GloboEsporte.com que pretendem trazer um treinador do país para o ciclo até Tóquio 2020. Seria a hora de José Neto assumir assumir essa responsabilidade? Ele prefere não se antecipar, mas não esconde o sonho.

- Tanto eu quanto qualquer técnico brasileiro, já que falam que querem um técnico brasileiro, se são chamados, é lógico que haverá uma conversa e as condições disso. Eu e qualquer um. É o sonho de qualquer técnico brasileiro. Quem não quer dirigir a seleção brasileira? Todos querem dirigir a seleção. Cabe a eles (candidatos e futuro presidente da CBB). Temos que ter discernimento e paciência. Eles decidem. Não gosto de trabalhar com hipóteses e sim com situações concretas. O que posso fazer hoje de concreto é fazer o Flamengo vencedor, como estamos fazendo nos últimos anos - garante o técnico.

Além dos quatro títulos de NBB pelo Flamengo, Neto também conquistou a Liga das Américas e o Intercontinental pelo Rubro-Negro. Antes, treinou o Paulistano, o São Bernardo, o Palmeiras e o Joinville, quando em 2012 desembarcou no Rio de Janeiro.

A história com a seleção, porém, é ainda maior. Em 2004, foi vice-campeão do Sul-Americano adulto. E desde então sempre fez parte das comissões técnicas brasileiras, seja nas categorias de base ou como assistente-técnico, como em Londres 2012. A última experiência foi na Olimpíada do Rio 2016, como auxiliar do argentino Rubén Magnano.

Com mais tempo de CBB do que de Flamengo, o paulista explica que não se vê fora da seleção brasileira, já que sua trajetória está fortemente ligada aos selecionados do país. Porém, prefere focar no NBB em busca do pentacampeonato, o que para ele seria a chave para seguir chamando a atenção e quem sabe ganhar uma chance de assumir de vez o Brasil.

- Eu estou desde 2004 na seleção brasileira. Trabalho com eles desde esse ano. São quase 13 anos participando de várias competições, então, me ver fora da seleção brasileira é algo que não consigo imaginar. Mas é uma coisa que não programamos porque não faz parte da gente. Não sou eu quem decido. O que posso fazer é o melhor que eu posso, trabalhar no Flamengo, e ter resultado para que o trabalho apareça. É isso que procuro fazer. Foco no nosso trabalho. A consequência disso é um bom resultado para o clube e chamar a atenção para uma possibilidade - explica o técnico.

Com José Neto à frente do time, o Flamengo encara o Liga Sorocabana na próxima terça-feira, 21, pelo Novo Basquete Brasil. O duelo acontece em São Paulo, às 20h, no Ginásio Gualberto Morais. O Rubro-Negro é o vice-líder do torneio, com 15 vitórias em 20 jogos. A campanha é a mesma do Brasília, mas os candangos venceram o confronto direto do turno e por isso lideram. Os quatro primeiros da fase classificatória do NBB avançam direto às quartas de final.

 

Por Diário da Feira/Globo Esporte
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

asdasd
Destaques  |  Feira de Santana  |  Bahia  |  Brasil  |  Mundo  |  Esporte  |  Polícia  |  Política  |  Diversão e Cultura |  Eventos
Programa Diário da Feira - Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Feira de Santana-BA
Telefone: 75.3483-7171 / 98868-7574 / 99122-7180 / 99962-8037 / 98121-6803